Voltar para Notícias

O que é melhor: dinheiro em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito?

O que é melhor: dinheiro em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito?

Esta deve ser uma das maiores dúvidas de qualquer viajante que viaja para o exterior. Por isso resolvemos elaborar um pequeno manual para esclarecer todas as suas dúvidas e o ajudar na melhor decisão!

Primeiro importa esclarecer que não existe uma receita única e cada viagem tem as suas particularidades. Dinheiro em espécie é mais barato, mas isso implica menos segurança e mais preocupação na hora em que devia era estar curtindo suas férias. Se quer optar por praticidade e segurança, aí tem a opção dos cartões, que pode ser seu cartão de crédito comum ou um cartão de crédito pré-pago.

Conheça as opções do mercado

Dinheiro em espécie

Prós: sem dúvida é o meio de pagamento mais barato, porque o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é de apenas 0,38%. Além disso será aceite em qualquer parte do mundo sem qualquer problema.

Contras: viajar só com dinheiro vivo pode ser perigoso, pois se perder ou for roubado não existe volta a dar. Para viagens longas, em que terá que ter mais dinheiro, torna-se ainda mais inseguro, pois terá em mais quantias altas em espécie.

Dicas: divida o dinheiro em diferentes esconderijos e deixe a maior parte no cofre do hotel. Evite casas de câmbio de aeroporto, certamente vai pagar bem mais caro do que já se programar antecipadamente.

Na SLW temos as vantagens mais competitivas do mercado para trocar o seu dinheiro com praticidade.

Cartão pré-pago

Prós: ao contrário do cartão de crédito, você carrega este cartão com a cotação do dia e não precisa mais se preocupar com variações cambiais. A taxa do pré-pago é negociável com a corretora, ao contrário do cartão de crédito. Permite controlar seus gastos, pois é você que define o valor da recarga pela internet e acompanha o extrato online. Ainda tem a enorme vantagem de possibilitar saques na moeda local e de efetuar pagamentos em milhões de estabelecimentos no mundo inteiro. Extremamente seguro e prático.

Contras: o IOF é de 6,38%, como o do cartão de crédito.

Dicas: acompanhe a variação das moedas e faça recargas com as baixas cambiais. Isso possibilita maior economia e controle total de gastos, se for um viajante frequente esta é uma excelente forma de conseguir melhores valores.

A SLW disponibiliza o Travel Card Visa SLW, um cartão multimoedas que é uma excelente opção.

Cartão de crédito

Prós: é prático e seguro, sem burocracia no caso de já ter as compras no exterior desbloqueadas.

Contras: o IOF é de 6,38%, o mesmo valor do cartão pré-pago, mas mais alto do que o dinheiro em espécie. O enorme problema é que, por exemplo, você compra no dia 5 e a sua fatura fecha dia 20, o que significa que o câmbio será fechado no dia 20 e você estará vulnerável uma eventual alta da moeda. O controle de gastos torna-se, por isso, uma missão impossível.

#ficaadica: viaje com algum dinheiro em espécie e com cartão pré-pago. Desta forma estará mais seguro e protegido, garantindo o máximo de diversão em sua viagem! Com a SLW tem toda a comodidade para programar a sua viagem e as melhores taxas de câmbio.

A sua checklist de destinos para 2018
2018: ano para aproveitar os feriados

About the Author

Leave a Reply

Menu